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POR QUE VOCÊ DEVE PRODUZIR UM EBOOK?
 
Ebooks são arquivos, geralmente em formato PDF, que permitem que o usuário se aprofunde em assuntos que sejam do seu interesse. O conteúdo oferecido deve ser consideravelmente maior do que uma postagem feita num blog. É uma estratégia de marketing aplicada para atrair e engajar o público.
 
Por ser um material focado na necessidade do consumidor, o ebook deve oferecer informações mais completas sobre determinado assunto. Sua elaboração exige pesquisa, conhecimento e profissionalismo em relação ao tema que será abordado.
 
O conteúdo deve ser organizado numa sequência lógica, com a possibilidade de inserção de imagens, ilustrações, hiperlinks e outros formatos de conteúdo.
 
Ao receber um material mais completo, os visitantes não se importam em preencher um formulário, com seu e-mail e outras informações. É uma troca que vale a pena para os dois lados.
 
Conheça outros resultados gerados pela produção de um ebook.

 

Geração de leads
Na medida em que você oferecer conteúdo relevante nas redes sociais, isso despertará atenção dos usuários que acompanham as suas postagens. Por isso, os ebooks são fundamentais para gerar leads. Para que isso ocorra, o material deve ser oferecido por uma Landing Page (página desenvolvida para conversão, ou seja, com poucos elementos e links).

 

Engajamento
O engajamento é resultado de um bom conteúdo e não se resume a interações nas redes sociais, como curtidas no Instagram ou compartilhamentos no Facebook. É o conjunto das interações que o usuário tem com o que você produz. Um conteúdo que atenda as necessidades dos usuários gera muito engajamento. Ao interagir, o consumidor está demonstrando interesse no que você tem a oferecer.

 

Autoridade
Quando um ebook possui as informações que o visitante busca, isso gera satisfação e amplia o relacionamento entre a empresa e as pessoas. Ao demonstrar conhecimento sobre determinado tema, você passa a ser visto como uma autoridade nesse contexto. Com isso, o público passará a recorrer e buscar informações com quem entende do assunto que, nesse caso, é você!
 
Co-marketing
É o marketing compartilhado entre duas empresas que têm o mesmo público e decidem somar esforços para elaborar e promover uma oferta. No meio digital, é comum isso ser adotado na elaboração de conteúdo conjunto. Com isso, os usuários têm acesso a um único material, que além de ser mais completo e agregar mais valor, atrairá mais leads, gerando melhores resultados. Se ao unir as estratégias, o impacto desejado é maior do que se estivem separados, a parceria tende a valer a pena. Nesse caso, o ideal é que essa parceria seja feita com produtos ou serviços complementares e não concorrentes.
 
COMO ELABORAR UM EBOOK
 
Seleção do tema
Que tal aproveitar as dúvidas mais comuns enviadas pelos usuários? Em geral, é possível encontrar um assunto a partir do que é trazido pelos seguidores das redes sociais. Selecione aqueles temas que despertem maior interesse dos visitantes e avalie quais postagens têm o melhor resultado de engajamento nas redes sociais. A interação com os seus visitantes e seguidores agrega informações importantes sobre a sua audiência e, portanto, pode gerar boas ideias para a produção de textos.
 
Se a sua empresa é nova e ainda não dispõe de informações sobre a audiência, crie uma persona. Faça um personagem fictício que represente seu cliente ideal de modo que, a partir de uma rápida análise, você possa identificar características comuns entre os usuários e assim personalizar a comunicação entre eles. Pergunte-se como você pode ajudar o consumidor e lembre-se que o ebook deve ser útil e prático para quem lê.
 
Elaboração do roteiro
Coloque todas as ideias no papel. Priorize o que for mais relevante. Divida e agrupe as informações de acordo com as afinidades entre os assuntos. Pense em subtópicos para detalhar melhor as informações. Indique as principais referências e pontos a serem tratados. O roteiro será o guia para a próxima etapa que é a elaboração de
textos.
 
Produção de conteúdo
O material deve ser dividido em capítulos. Faça parágrafos curtos para não tornar o texto cansativo e longo demais. Utilize formas de destacar o texto, como o negrito e o itálico, pois ajudam a ressaltar o que é mais importante. Use imagens para complementar uma ideia. Ilustrações ajudam a deixar o conteúdo mais convidativo para quem lê. O texto deve ser claro e objetivo, sem enrolação ou informações desnecessárias.
 
O conteúdo pode ser produzido por você, por alguém do time de marketing, por um freelancer ou por uma empresa especializada. Tudo dependerá do orçamento que você dispõe para a elaboração do seu ebook.

 

Revisão de conteúdo
É fundamental que tudo que foi escrito passe por um criterioso processo de revisão. A sua marca estará associada ao material, por isso é importante que o material atenda aos padrões de qualidade básicos, como adequação às normas da língua portuguesa, estilo de linguagem, veracidade das informações e qualidade de texto.
 
Afinal, não há nada mais incomodo do que perceber que um texto possui erros de grafia ou frases com problemas de concordância. Como ficaria a credibilidade de uma empresa que não está atenta àquilo que produz?
 
Design
O ebook servirá para agregar valor ao seu negócio. Para que esse produto atinja o objetivo, você deve dar atenção à diagramação do material. Se o conteúdo for bom, mas o design for repleto de elementos que desviem atenção do leitor ou tornem cansativa a leitura, isso prejudicará a conversão e o engajamento do público. Também é importante inserir botões de compartilhamento, pois assim você facilita que o ebook chegue até outros consumidores.

 

Promova
Com o material finalizado, você deve promover e divulgar seu ebook nas redes sociais. Faça uso do e-mail marketing ou de newsletter. Aproveite também, se tiver um site ou um blog, inclua um banner que leve até a Landing Page. Por fim, não se esqueça de divulgar entre os parceiros e, principalmente, de incluir a mídia paga.

 

Conteúdo vende!
Como você já deve ter percebido, o principal objetivo do ebook é convencer o usuário a realizar uma ação conhecida como call to action (ou CTA). Trata-se de um convite a atividade que, neste caso, é baixar o ebook.
 
A interação que acontece entre o usuário e a empresa é chamada de marketing de conversão — quando o usuário permite que você inicie um diálogo. Isso acontece quando o visitante publica comentários nas postagens, baixa um ebook ou curte a fanpage do negócio no Facebook.
 
Lembre-se sempre: seja ensinando, entretendo ou informando, o seu conteúdo deve sempre gerar valor para quem lê.
 
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